Educação Infantil e Ensino Fundamental
Regulamento
1. Autorização para retirar os alunos da Escola.
O(a) aluno(a) só pode sair da Escola acompanhado(a) de pessoas autorizadas. O pais e/ou responsável deve avisar com antecedência sobre mudança no acompanhante que irá buscar a criança.
2. Medicamentos
Se o(a) aluno(a) precisar ser medicado(a) durante o período em que estiver na Escola, pedimos que os pais encaminhem o medicamento para a professora, por meio do adulto que recebe a criança, colocando na embalagem o nome do(a) aluno(a), o horário em que deve ser administrado o remédio e a dosagem exata (não mandem medicamentos na lancheira ou mochila).
3. Aniversários
Os alunos que quiserem poderão comemorar seu aniversário na Escola. A comemoração é para os alunos e seus colegas de sala, por isso pedimos que não tragam muitas outras pessoas pois nosso espaço é reduzido. Para isso, pedimos o seguinte:
- Avisar a professora com uma semana de antecedência para não coincidirem duas comemorações no mesmo dia;
- Trazer o bolo, os doces e os salgados, as bebidas, os copos, os pratos e os garfinhos no horário da entrada, pois o aniversário será comemorado na hora do lanche;
7. Identificação dos pertences dos alunos
Solicitamos que todas as roupas, mochilas e lancheiras das crianças sejam identificadas com o nome e sobrenome do(a) aluno(a).
Os objetos esquecidos podem ser procurados na Secretaria, pois serão guardados até o fim do semestre. Terminado esse prazo, os itens que não forem recuperados serão doados a uma instituição de caridade.
Professores e auxiliares não estão autorizados a receber nenhuma correspondência para ser entregue a outros pais.
8. Lanche
Cada criança deve trazer seu lanche consigo que será guardado e oferecido no horário do lanche. Procure mandar algo que seja do agrado da criança, mas que seja saudável, pois hábitos saudáveis constituem pessoas saudáveis. Evite mandar o lanche após a criança, pois é importante que cada criança saiba o que trouxe evitando assim disputas pelo lanche do colega. Ninguém da Escola esta autorizado a comprar lanche.
9. Atendimento aos pais
Os pais e/ou responsáveis poderão ser atendidos pela Coordenação Pedagógica e/ou professora sempre que desejarem de preferência no contra-turno.
10. Uso do uniforme
O uso do uniforme não é obrigatório, mas é altamente recomendado, pois padroniza, caracteriza a escola e identifica o educando, evitando assim o uso exagerado de roupas e acessórios, reforça o conceito de coletividade e tratamento igualitário. Este deverá estar sempre limpo e em perfeito estado de conservação.
OBS: as crianças que ainda não sabem pedir para ir ao banheiro fazer suas necessidades deverão trazer todos os dias, na mochila, uma peça de roupa para que possamos trocá-la caso ocorra alguma eventualidade com sua roupa ou uniforme.
Evite que as crianças tragam ou usem objetos valiosos (jóias, brinquedos, acessórios, dinheiro, etc.), pois a escola não se responsabiliza pela perda ou dano provocado a qualquer objeto trazido a escola quando não for solicitado pela professora.
OBS: Brinquedos só serão permitidos nos dias de Sexta-Feira!.
11. Atividades para casa
Será realizada de acordo com a necessidade do aluno e planejada pela professora, sendo obrigatória sua devolução à professora na data prevista. Será necessário o acompanhamento dos pais para a realização das atividades, mas nunca a sua realização por estes e sim pela criança.
12. Conselho Tutelar
Serão encaminhados ao CONSELHO TUTELAR os casos de: maus tratos envolvendo crianças, reincidências de faltas não justificadas e evasão escolar ou permanência da criança na escola após o término do expediente.
13. Comunicado à Família
Dar-se-á, frequentemente através da agenda do aluno ou caderno pequeno. Para termos certeza que os mesmos foram recebidos e lidos, solicitamos aos pais e/ou responsáveis que assinem os recados. É uma maneira eficiente de mantermos contato.
14. Parceria Família X Escola
Esta parceria baseia-se na cooperação, no respeito e na confiança, é imprescindível para o sucesso da educação de nossos alunos, uma vez que nossos objetivos são comuns: a construção do conhecimento, a formação da personalidade e auto-realização de cada um deles. Portanto pedimos a cooperação da família no acompanhamento sistemático da vida escolar do aluno, orientando-se para:
- O incentivo à formação de bons hábitos de estudo, de higiene, regras de comportamento, valores;
- A presença continuada criança em todas as aulas e eventos, justificando as faltas que porventura ocorram;
- A participação dos pais e/ou responsáveis em reuniões, comemorações e eventos da escola;
- Evitar marcações de viagens, bem como chegadas tardias ou saídas antecipadas nos períodos de aula.
